segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Conteúdo simples e muito eficaz!

INTERVALOS
MODOS GREGOS

1º Dó maior 7Maior (JÔNICO)
Dó – Ré – Mí – Fá – Sol – Lá – Si – Dó

2º Ré menor 7menor (Dórico)
Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó – Ré

3º Mi menor 7menor (Frígio)
Mí – Fá – Sol – Lá – Si – Dó – Ré – Mi

4º Fá maior 7Maior (LÍDIO)
Fá – Sol – Lá – Si – Dó – Ré – Mi – Fá

5º Sol maior 7menor (Mixolídio)
Sol – Lá – Sí – Dó – Ré – Mi – Fá – Sol

6º Lá menor 7 menor (Eólico) Escala menor NATURAL, RELATIVA MENOR
Segue abaixo, relativa menor de Dó, que se encontra sempre no 6º.
Lá – Sí – Dó – Ré – Mí – Fá – Sol – Lá

7º Si menor 7 menor, 5 diminuta (Lócrio)
Si – Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si


ESCALA PENTATÔNICA

Consiste em eliminar determinados graus de uma escala, sendo maior ou menor.

Pentatônica Maior
Elimina-se os graus 4º e 7º de uma escala maior.
Ex.: Dó maior
Dó – Ré – Mí – Fá – Sol – Lá – Si – Dó / Dó – Ré – Mi – Sol – Lá – Dó

Pentatônica Menor
Elimina-se os graus 2º e 6º de uma escala menor.
Ex.: Dó menor
Dó – Ré – Mib – Fá – Sol – Láb – Sib – Dó / Dó – Mib – Fá – Sol – Sib - Dó

Nenhum comentário:

Alexandre França Moinho da Estação Blues Festival

Alexandre França Moinho da Estação Blues Festival
Local: Caxias do Sul, 2008, foto: Jonas Ramos

Acompanhando seu amigo e colega, Hermes Fontana

Acompanhando seu amigo e colega, Hermes Fontana

TAXI FREE NA REVISTA GUITAR PLAYER JAN/2009

TAXI FREE NA REVISTA GUITAR PLAYER JAN/2009
Redator: Ricardo Vital, Foto: Jonas Ramos